terça-feira, 14 de outubro de 2008

Oitava pergunta..

Define: a) Software de aplicação
b) Periférico de entrada
c) Software de sistema
d) Unidade central de prosseguimento
e) Periférico de saída
f) Periférico mistos


São todos os programas de computador que possibilitam a realização de variadas tarefas (em relação a diversa áreas) por parte do utilizador.
Fonte: http://www.esec-tomas-cabreira.rcts.pt/rui_martins/Imagens/software_de_aplicacao.htm Resumo: São todos os programas de computador.

Periféricos de entrada:
Teclado: periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas, inclusive com combinações.
Mouse: periférico que permite o usuário posicionar uma seta (apontador) através da interface gráfica dos aplicativos. O mouse possui 2 botões padrões, o esquerdo e o direito.
Botão esquerdo tem a função de selecionar com um clique e executar com 2 cliques.
Botão direito tem a função auxiliar e na maioria dos aplicativos aciona um menu contextual de atalhos e comandos.
Há diversos tipos de modelos, como touchpad, trackball e óptico.

Tipos de mouse - clique para ampliar
Webcam: Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.
Scanner: Periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos.Pode ser de mão ou de mesa. Usado em conjunto com um software de OCR (Optical Character Recognition) reconhecimento óptico de caracteres, pode transformar textos impressos em arquivos editáveis.


Scanner de mesa - clique para ampliar
Periféricos de saída
São todos os dispositivos de saída conectados externamente à placa-mãe do computador
Monitor
Impressora
Caixas de som
Monitor - Principal periférico de saída, exibe ao usuário as principais informações do sistema.Os principais tipos são: LCD, CRT, Plasma, OLEDOperam comumente em freqüências entre 60HZ e 80HZ
Resolução de tela: A resolução é dada pelo número de linhas horizontais por linhas verticais. O encontro dessas linhas formam pontos chamados de pixels, que são a menor unidade visual. As configurações mais comuns são 800×600, 1024×768, 1280×1024 - para o formato padrão 4:3 (proporção) e 1280×800 e 1440×900 para formato widescreen, 16:9 (proporção). O tamanho de uma tela é dado pelo diâmetro em polegadas, exemplo: 15″, 17″, 19″, 22″, etc.

Exemplo de resolução de tela - clique para ampliar
Periféricos de entrada e saída
São dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usuário no mesmo hardware. Principais exemplos:
Monitor TouchScreen
Joystick (controles de jogos) com funções de vibração e force feedback
Modem
Pendrive
Modem - Hardware que pode ser instalado no interior do gabinete ou externamente (logo, torna-se um periférico). Seu nome vem de Modulador e Demodulador de sinais, ou seja, transforma tipos de sinais para o tráfego de dados. Um modem ADSL (de internet de alta velocidade) é capaz de demodular o sinal analógico do telefone e modular o sinal digital do computador, para troca de dados através do cabo do telefone. Principais exemplos:
Fax-modem
ADSL modem
Cable modem
WiFi modem Fonte: http://www.juliomoraes.com/pt/?p=149


Um programa, desde sua criação em uma linguagem de alto nível, é manipulado por um grande conjunto de outros programas que traduzem seu código para linguagem de máquina e controlam sua execução no computador. Este conjunto de programas recebe a denominação genérica de software de sistema e é o objeto de estudo deste texto.
No desenvolvimento de programas, o software de sistema é extensamente utilizado, com as várias etapas inter-relacionadas para a criação e execução de um programa (Fig.
1.7). Tipicamente, esse relacionamento dá-se de forma transparente para o programador.
Fonte: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/EA876/apostila/HTML/node9.html

CPU-Z é um programa de computador cuja função é identificar o processador, memória RAM e placa-mãe instalados e suas configurações e recursos:
Processador, marca, modelo, geração, revisão, características, recursos, velocidade.
Placa-Mãe, seu fabricante, data de atualização.
Memória RAM, incluindo a marca, capacidade e tipo.
É compatível com os sistemas operacionais
Microsoft Windows e o supera nas opções de detecção e identificação dos componentes, útil para identificá-los sem abrir o gabinete do computador. A capacidade de identificar as diferentes freqüências de processamento o torna uma ferramenta para overclock.

Sem comentários: